O Fim do Ano é, para o comércio de forma geral, a safra para fechar negócios que, por vezes, não foram feitos ao longo do ano. Com isso, o Natal segue sendo a data mais lucrativa para o comércio de Santa Maria, carro-chefe da economia local. Uma pesquisa da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) divulgou que os santa-marienses estão dispostos a gastar, em média, R$ 77 com os presentes de Natal.
Conforme o professor de estatística e matemática da Faculdade Integrada de Santa Maria, Herton Goerch, 39% das pessoas ouvidas na pesquisa adiantaram que farão as compras junto ao setor do vestuário. Já 19% irão optar por brinquedos.
A pesquisa ainda traz que as lojas do comércio formal, do centro da cidade, serão o local prioritário para fazer as compras, com 38% da preferência dos consultados. Os shoppings de Santa Maria seguem sendo a segunda opção na busca por presentes, com quase 27% da intenção das pessoas ouvidas. Já as encomendas pela internet representam por 6% das compras.
Outro dado interessante da pesquisa feita pela instituição é a percepção de melhora financeira dos próprios santa-marienses. No ano passado, por exemplo, pouco mais de 23% avaliaram como positiva a própria situação financeira. Agora, em 2018, esse número chegou a 36% dos consultados.
O levantamento escutou 588 pessoas de seis bairros de Santa Maria entre 29 de outubro e 30 de novembro.