O churrasco tão forte e presente na cultura gaúcha é o carro-chefe de uma iniciativa surgida há pouco mais de um mês em Santa Maria: o “Los Carniceros”. Três amigos se reuniram, recentemente, e tiveram a ideia de criar um curso para quem ama fazer um bom churrasco. Foi assim que Douglas Nunes, Neto Leal e Vadson Schafer deram início a um curso que, na prática, dá dicas de cortes e preparos de carnes.
Nesse breve tempo de existência, o “Los Carniceros” já realizou eventos – em Santa Maria e São Gabriel – que, juntos, reuniram mais de cem pessoas. Durante o curso, que dura em média quatro horas, são apresentadas técnicas para fazer fogo, cortar devidamente a carne e também para fazer parrilla, uma especialidade uruguaia. Além disso, são repassadas receitas de acompanhamentos e também dicas para harmonização com bebidas.
O conhecimento do trio fica evidenciado com as especialidades de cada um. Douglas Nunes é parrillero com vasta experiência na área obtida em cursos na Argentina. Neto Leal é açougueiro, carniceiro e trabalha como assador de churrasco em eventos. E Vadson Schafer, que tem mais de 20 anos de atuação na gastronomia nacional e internacional, fica à frente da elaboração dos acompanhamentos.
Além disso, Schafer leva aos eventos a produção própria de geleias e molhos artesanais da marca Coyote, criada por ele. As carnes usadas nos cursos são fornecidas pelo Frigorífico Silva.
E para o próximo mês, nos dias 6, 7 e 8, haverá um curso com a vinda de um parrillero argentino. Para 2019, a ideia é expandir os cursos para o sul do país.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (11):