Em quase seis décadas, a Pampeiro faz frente a um pioneirismo em Santa Maria ao investir no ramo automobilístico. Ainda no longínquo julho de 1960, a empresa Pampeiro deu início às atividades com o ineditismo de Constante Francisco Biacchi e Ilídio Antonio Biacchi, respectivamente.
De lá para cá, a empresa que já está na terceira geração contabiliza um saldo extremamente positivo que vai muito além da comercialização da marca Volkswagen. A Pampeiro, que é uma empresa familiar, se tornou uma marca de Santa Maria, conforme o atual diretor-presidente da Pampeiro, Eduardo Biacchi.
Ainda na década de 1960, a Pampeiro também foi representante da marca Massey Ferguson, ao oferecer tratores e implementos agrícolas.
Mas foi na década seguinte, a partir de 1970, que a Pampeiro iniciou a uma era de expansão e de crescimento do próprio nome. Ao se tornar concessionária da Volkswagen, a Pampeiro viu o quadro de funcionários ampliados e, por tabela, ganhou uma fatia expressiva do mercado de venda de veículos em Santa Maria e também no centro do Estado.
Passado o período de 2014 a 2017, quando o setor automobilístico contabilizou uma queda de 80% na venda de veículos, hoje a empresa tem 110 funcionários. A Pampeiro além de comercializar veículos novos e seminovos, também se tornou referência no pós-venda com uma assistência técnica qualificada que oferece também peças e acessórios.
Confira, abaixo, a íntegra do Santa Maria de Negócios deste domingo (30):