Depois de debater o futuro do trabalho e da gestão pública na seção de Opinião de Zero Hora, o projeto Ideias para o Futuro chega ao Campo e Lavoura. Nas próximas semanas, série de reportagens e artigos de professores, empresários, cientistas e consultores analisará o impacto das mudanças tecnológicas no agronegócio. Carnes produzidas em laboratório, uso de robôs em lavouras e produção de alimentos orgânicos em escala suscitam debates em torno de um setor que movimenta a economia brasileira mesmo em tempos de crise.
Segundo maior produtor de soja do mundo, principal exportador de carne bovina e de aves do planeta, o Brasil precisa, mais do que nunca, estar inserido nesse cenário de inovação. Sem isso, corre o risco de ser engolido por outros gigantes mundiais.
Alguns dos articulistas confirmados
Maurício Lopes, Presidente da Embrapa Michael Cook , Professor de Economia Organizacional da Universidade de Missouri (EUA) e diretor-executivo do Instituto de Pós-Graduação em Liderança Cooperativa. Paulo Zawislak, Professor de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Núcleo de Estudos em Inovação (Nitec). Rafael Vieira de Souza, Professor de Engenharia de Biossistemas da Universidade de São Paulo (USP). Sérgio Schneider , Professor de Desenvolvimento Rural e Estudos Alimentares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sérgio Soares, Diretor de Desenvolvimento de Produtor e Engenharia Agrícola da CNH Industrial para América Latina.