A Químea Soluções Ambientais desenvolveu, recentemente, um site para dar a correta destinação de resíduos. E o nome não podia ser diferente: Destineme. O diretor da Químea, Marçal Paim da Rocha, afirma que a plataforma contribui, na prática, para a diminuição dos efeitos negativos dos resíduos na natureza. Marçal fala sobre os benefícios da ferramenta que pode ser acessada por todos em destineme.com.
— A ideia surgiu, principalmente, de uma demanda que nós, da Químea, já observávamos. Muitas empresas e também o público, de uma forma geral, nos ligavam e traziam esse questionamento. E talvez muito disso, dessa procura por nós, também se dê porque prestamos assessoria para muitas empresas da região e também por desenvolvermos um trabalho de coleta de resíduo eletrônico na cidade, aí, então, surgiu a ideia de buscarmos essa solução sustentável. E ela se materializou neste site — constata.
Na largada da ferramenta, o Destineme tem a adesão de cerca de 90 empresas de Santa Maria de outros municípios gaúchos, que recebem algum tipo de resíduo. Marçal explica que, contudo, a destinação desses materiais fica a cargo de cada empresa:
— A pesquisa é fácil, o manuseio possibilita uma busca detalhada e simples. E as pessoas também poderão nos auxiliar com informações que, com o tempo, se somarão ao site. Ou seja, se uma pessoa sabe, por exemplo, de uma empresa que pode receber algum tipo de resíduo, ela poderá informar essa destinação lá no site. A ideia é que tenhamos um acréscimo de mais destinações com a ajuda do público.
O empresário explica, basicamente, como funciona a ferramenta: basta digitar destineme.com e selecionar, em uma lista, o tipo de resíduo que deseja destinar, como eletroeletrônicos, lâmpadas, sucatas, solventes, entre outros. Em seguida, aparecem as empresas ou entidades que estão aptas a receberem materiais, seguidas de contato.
A Químea nasceu, em 2003, dentro da incubadora da UFSM. E, prestes a completar 15 anos, atende municípios nas regiões central, sul, norte, noroeste e metropolitana do Estado. São cerca de 50 colaboradores e a projeção é, a médio prazo, expandir a marca para fora do Rio Grande do Sul.