A Justiça decretou falência da livraria Laselva, que atuava em diversos aeroportos brasileiros. As últimas quatro unidades da rede que ainda estavam operando — duas do aeroporto de Congonhas (SP), uma em Recife e outra em Fortaleza — fecharam as portas na terça-feira (6). A decisão é do juiz Marcelo Barbosa Sacramone, da 2ª Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo, e foi proferida na segunda-feira (5). As informações são do jornal O Globo.
Em maio de 2013, com dívidas de R$ 120 milhões, a rede ingressou com pedido de recuperação judicial. Em seu despacho, Sacramone destaca que dezenas de credores informaram que não tiveram seus créditos satisfeitos, segundo o acordo de recuperação.
O caso foi confirmado pela administradora judicial do processo, Joice Ruiz, da Satiro e Ruiz Advogados Associados. Ela afirmou que a empresa não cumpriu diversos prazos do plano, prejudicando os credores.
A Laselva foi fundada em 1947 por Onófrio Laselva e chegou a ter 83 lojas em todo o país, em locais como o shopping Iguatemi e a extinta loja de artigos de luxo paulista Daslu.