Líderes e comunicadores do Grupo RBS se reuniram na quarta-feira, no Instituto Ling, na Capital, para comemorar as principais conquistas de 2017, o ano do 60º aniversário da empresa e da implementação de seu projeto de transformação. Além de destacar as realizações, valorizar as pessoas e o aprendizado que o ano que se encerra deixa como legado, o evento possibilitou projetar os rumos da RBS em 2018.
O encontro contou com a participação do presidente Eduardo Sirotsky Melzer, do acionista Nelson Sirotsky e do Comitê Executivo, entre os 150 convidados presentes. Durante a tarde, toda a empresa esteve conectada, na tradicional videoconferência de final de ano, para dividir as conquistas dos times e os resultados econômicos da empresa, que tem como crença compartilhar esses dados com todos os seus colaboradores.
O evento foi marcado pela celebração das principais entregas de 2017: novo modelo de atuação comercial, criação de uma área integrada de Marketing, lançamento de GaúchaZH e inúmeros investimentos em produto que são motivo de orgulho e terão continuidade no próximo ano.
— Temos coragem, gostamos de inovar, temos a curiosidade inerente à nossa atividade, carregamos isso com muita firmeza — disse Eduardo.
O encontro também foi importante para apontar a RBS rumo ao futuro e reforçar o desejo da empresa de estar cada vez mais próxima do público, cumprindo seu papel na sociedade, de fazer jornalismo e entretenimento que conectam os gaúchos e contribuem para uma vida melhor.
— Para materializar esse posicionamento, temos um conjunto de atributos que não são só da marca, mas são o que esperamos das pessoas na nossa relação de trabalho, com os nossos públicos — destacou Eduardo.
Proximidade – estar perto, junto, ao lado, participar da vida e do cotidiano do público – é um dos principais pilares desse projeto. Confiança – como base de qualquer relação –, curiosidade – desejo contínuo de aprender –, coragem – para posicionar-se, levantar bandeiras, antecipar ciclos, aprender com os erros, tomar decisões necessárias –, pluralidade – refletir a sociedade, respeitando a diversidade de opinião, raça, credo, orientação sexual, olhar o mundo sob diferentes perspectivas, convivendo com as diferenças – e excelência – buscar fazer sempre o melhor, com eficiência, qualidade, atendendo às expectativas dos públicos – completam a lista de atributos que a empresa quer cultivar no seu dia a dia, em todas as suas relações.
— É um processo que vai envolver toda a RBS ao longo de 2018 — lembrou o CEO de Mídias do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho.
PRINCIPAIS REALIZAÇÕES
Modelo de gestão
A empresa deixou de ser organizada por unidades de negócio — rádio, TV e jornais — e adotou uma estrutura mais contemporânea e adequada às necessidades do público e do mercado, a partir das áreas de Produto e Operações, Marketing, Mercado, Editorial e Finanças. Além de dar velocidade à empresa, o modelo possibilitou a valorização de talentos internos. Foram mais de 400 colaboradores promovidos ou que mudaram de posição durante o processo.
Comercial e Marketing
Desde abril, as equipes de mercado que atuavam em rádio, TV e jornal estão integradas. A nova estratégia, anunciada no início do ano, tem foco no cliente e posiciona a RBS como parceira de negócios, com foco no objetivo de negócio do cliente.
Com o modelo, foi desenvolvido também um novo mix de ofertas, que vai muito além da venda integrada de mídia e inclui produtos como projetos transacionais, branded content e licenciamento, com destaque para lançamentos como o Donna Beauty Pompéia. A área de inteligência passou a estar cada vez mais focada no cliente e, entre os principais projetos destaca-se o Persona, uma pesquisa cujo desafio foi entender em profundidade o perfil e o comportamento de consumo dos gaúchos.
Posicionamento
A RBS também está discutindo a forma como se relaciona com seus públicos e deseja estar cada vez mais próxima dos gaúchos e, também, dos parceiros que formam o mercado de comunicação. Ahead! foi um dos projetos desenvolvidos em 2017 com o compromisso de promover debates sobre a comunicação contemporânea. A ideia surgiu de inputs dos clientes e das agências e das pesquisas realizadas na fase de elaboração do novo modelo comercial. Essa discussão faz parte do que o mercado espera da RBS, e a resposta foi muito positiva, com 80% dos convidados satisfeitos com a proposta. A próxima edição já está marcada para o dia 28 de fevereiro.
Relação comunitária
A partir do desejo de elevar o patamar de relacionamento com a sociedade, a RBS repactua seu compromisso com os gaúchos e apoia projetos relevantes para as comunidades onde está inserida como, por exemplo, a mobilização pela duplicação da BR-116, no sul do Estado, e pela construção do memorial às vítimas da boate Kiss, em Santa Maria.
Jornalismo e entretenimento
Além do lançamento de GaúchaZH, escolhido veículo do ano no Salão da Propaganda e que fechou o segundo mês com 30 milhões de acessos, a RBS fez importantes investimentos em produto em 2017, sempre com foco no público e que resultaram em recordes de audiência. A RBS TV recebeu o Prêmio Globo de Programação na categoria Melhor Audiência PNT, como a emissora que teve o maior ganho de audiência ao longo do ano, e a Gaúcha se mantem na liderança de audiência pelo 33º mês consecutivo.
A plataforma de entretenimento também está em expansão, a partir da valorização de talentos e de projetos como o ATL House, que em 2018 será inaugurado no campus da PUCRS. Em 2017, a RBS promoveu grandes shows internacionais como Bon Jovi, Paul McCartney e Coldplay. O Planeta Atlântida registrou sold out em sua 22ª edição.