Em vídeo divulgado na noite desta sexta-feira (1º), o presidente Michel Temer voltou a anunciar o repasse de R$ 2 bilhões a municípios. A mesma notícia havia sido divulgada pelo presidente em um evento, na semana passada, com a participação de ministros, deputados e representados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A promessa foi feita em troca de um pedido de apoio à reforma da Previdência.
Na manifestação desta sexta, Temer disse que, com a verba, "os prefeitos pagarão o 13º salário e poderão fechar as contas de 2017 com mais tranquilidade". O peemedebista também comemorou os resultados da economia, em referência ao saldo positivo do Produto Interno Bruto (PIB).
"Os números mostram que recuperamos os investimentos. É o primeiro resultado positivo depois de mais de três anos", afirmou.
O presidente ainda mencionou a queda do desemprego. Ponderou, entanto, que a reforma da Previdência é necessária para garantir a continuidade do crescimento.
"É uma reforma para o povo, porque combate privilégios e mantém os direitos de quem já se aposentou ou mesmo de quem já tem condições para aposentar-se. Não muda nada para o trabalhador rural, nem para os mais pobres, nem para os que dependem da assistência social", argumentou.
Com dificuldade para alcançar os 308 votos necessários para a reforma, a base de Temer já avalia desistir de colocar o projeto em votação neste ano. Mesmo assim, o presidente finalizou a manifestação com um apelo:
"Trabalho para convencer os companheiros do Congresso Nacional, que muito tem auxiliado o governo, a votar essa matéria pelo bem de todos".