Mesmo sem acordo salarial, o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) está recomendando a abertura dos supermercados neste feriado de 12 de outubro. Terminou sem acordo a audiência realizada na tarde de terça-feira (10) no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, em Porto Alegre, com o Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários).
De acordo com o sindicato que representa os donos dos estabelecimentos, a orientação para abrir é baseada no entendimento da nova lei federal que reconheceu o setor supermercadista como atividade essencial da economia, abrindo mais espaço para contratar funcionários e negociar a abertura dos estabelecimentos aos domingos e feriados, mas principalmente baseada em decisões judiciais.
Na véspera do último feriado de 20 de setembro, o Sindicomerciários obteve liminar na Justiça contra a abertura dos estabelecimentos, afirmando que não havia acordo coletivo válido, e os supermercados ficaram fechados. Agora, segundo a assessoria do Sindigêneros, a última decisão, já em segunda instância, foi favorável à abertura neste Dia das Crianças.
De acordo com o presidente do Sindicomerciários, Silvio Frasson, não há mais tempo para recorrer da decisão para este feriado mas ele ressalta que, como não há convenção, os supermercados vão pagar mais caro pela mão de obra _ 100% em cima da hora extra trabalhada. Em outros feriados com acordo, a variação era conforme a faixa salarial. Frasson acrescenta que o sindicato deve voltar a questionar a abertura no feriado do dia 2 de novembro.
_ No anterior nós ganhamos. Nesse nós perdemos. Mas sempre que tiver feriado, até não ter acordo, vamos entrar na Justiça.
Os sindicatos estão discutindo o reajuste salarial da categoria há meses sem avanços. O percentual oferecido pelo Sindigêneros é de 3%. Outros itens em negociação, como o salário-base do empacotador, hoje de R$ 959, é um dos pontos que provocam o maior impasse.