Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo RBS foi considerado líder no setor Editorial, Comunicação e Gráfica entre as 50 empresas mais inovadoras dos três Estados do Sul do país, na 14ª edição do prêmio Campeãs da Inovação. A premiação, elaborada pelo Grupo Amanhã, em parceria técnica do IXL Center — Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, Massachusetts, foi entregue na tarde desta terça-feira (3), em cerimônia na sede da Associação Comercial e Industrial de Joinville, em Santa Catarina.
A RBS também alcançou a 12ª posição entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do Brasil. Cerca de 200 companhias tiveram acesso ao questionário de 30 questões (que, em alguns casos, se desdobraram em outras), que permitiu aos gestores revelar como as empresas trabalham aspectos como processos, estratégia e recursos voltados à inovação, tendo por base o ano de 2015. Os questionários foram processados na Central do IXL-Center, nos Estados Unidos, e deram origem à lista das 50 empresas mais inovadoras do Sul do país.
— Figurar neste ranking é mais um reconhecimento dos nossos investimentos em processos de geração e implementação de ideias. As mudanças na indústria e no mercado, cada vez mais rápidas, exigem velocidade de reação, capacidade de previsão e ideação e muita disciplina para realização. Na RBS, fazemos isso estimulando os times a trabalharem de maneira integrada, com processos claros e sem medo de errar. Para inovar, ter coragem é fundamental — destaca Sabrina Passos, gerente do produto GaúchaZH.
O estudo é focado, principalmente, nos resultados que a inovação trouxe para os negócios. Nesta edição, foram criadas as categorias Estatais e Filantrópicas (para empresas públicas e entidades filantrópicas) e Ensino e Pesquisa (voltada para universidades e centros de pesquisa).