O Rio Grande do Sul possui um novo parque eólico. Foram inaugurados hoje 25 aerogeradores distribuídos em uma área de três hectares no distrito de Águas Claras, em Viamão. O investimento é do grupo gaúcho Oleoplan, que já atua na produção de biodiesel.
O Complexo Eólico Pontal Enerplan é dividido em três parques, com capacidade total de produção de 204,5 mil MWh por ano. É energia suficiente para abastecer 140 mil residências, o equivalente a pouco mais que toda a cidade de Viamão.
– É uma vitória do Estado e dos empreendedores. É uma obra que deveria ter sido completada em 2013 mas, num esforço conjunto, chegamos hoje a esse final – destaca o governador do Estado, José Ivo Sartori.
Leia mais
BNDES aprova financiamento de R$ 679 milhões para 12 parques eólicos no RS
Eletrobras inclui parques eólicos gaúchos em lista de possível venda
Baixo nível de hidrelétricas volta a pressionar preço da energia
A energia produzida no complexo será oferecida a 24 distribuidoras no país, sob coordenação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O presidente da Oleoplan se diz disposto a realizar novos investimentos na área de energia eólica, mas faz uma ressalva.
– O momento não está propício para investimentos. Mas, em se tratando na área de energia, a questão é o governo federal oportunizar alguns leilões com financiamento de longo prazo, pois esse tipo de empreendimento só para em pé com financiamento adequado – afirmou Irineu Boff.
Em vídeo, o presidente da empresa comenta o investimento: