Os supermercados gaúchos fecharam o primeiro semestre com uma alta nominal de 3,6% no faturamento de vendas. É mais do que o dobro da inflação dos seis primeiros meses do ano. Acima também do acumulado de 12 meses. Portanto, houve um aumento real de vendas.
É um levantamento interno que a Associação Gaúcha de Supermercados faz com a direção e os maiores estabelecimentos do setor no Rio Grande do Sul. O resultado surpreendeu o presidente da AGAS. Antônio Cesa Longo observa que os preços caíram. Então, o que houve foi um aumento no volume de vendas, que sustentou a elevação no faturamento do setor.
- Os preços dos legumes caíram 35%. Do leite, caiu 30%. Da carne, de 15% a 20%.
E quando voltaríamos ao patamar de consumo pré-crise? O presidente da AGAS e o gerente executivo, Francisco Schmidt, riram da pergunta da coluna.
- Nunca. Era um mundo irreal. Precisaria de um governo populista de novo.
Os dados da pesquisa foram abertos para a coluna nesta terça-feira durante a apresentação da Expoagas - a 36ª Convenção Gaúcha de Supermercados. O evento será realizado entre 22 e 24 de agosto. As incrições estão abertas e a AGAS pretende reunir 44 mil pessoas.
- Queremos apostar em inovação. O supermercado que se diferencia hoje é o que aposta em eficiência. A margem do setor é muito pequena, de apenas um dígito.
São quase 350 expositores. Meta de alcançar R$ 497 milhões em negócios.
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