Uma comitiva da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre fez uma peregrinação nos últimos dias para reforçar os pleitos do varejo com políticos. O grupo é formado pelo vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais da CDL Porto Alegre, Octávio Scheibe, a gestora do departamento Jurídico, Virgínia Neves de Menezes, e o assessor legislativo da entidade, Enilto dos Santos.
Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, apresentaram pesquisa feita com lojistas sobre leis e procedimentos municipais que dificultam a atividade das empresas. Entre os tópicos, a legislação ambiental de Porto Alegre, o recolhimento de lixo, carga e descarga e legislação do PPCI.
Na Assembleia Legislativa, sugeriram ao deputado Ronaldo Santini alterações no projeto que trata da realização de feiras de vendas de produtos. Pedem que seja exigido que o expositor tenha registro legal, ofereça um escritório local para atendimento aos consumidores até 90 dias após o evento e que metade das empresas que participam dessas feiras seja local.
Também apresentaram pleitos para deputados federais. Pedem a retomada do debate sobre um projeto de lei de 2012 do deputado Marcelo Matos, do Rio de Janeiro. A ideia é proibir, entre outras cobranças, o 13º aluguel nos shoppings. Os lojistas também entregaram nas visitas um documento feito pelo grupo Movimento CDL POA Shopping, que tem argumento dificuldades financeiras e de negociação enfrentadas por comerciantes.
Siga Giane Guerra no Facebook.