Dois municípios gaúchos estão entre os que mais criaram empregos em 2017 no país. O ranking com 20 cidades foi elaborado pela Confederação Nacional do Comércio a partir das informações do Ministério do Trabalho sobre postos de trabalho com carteira assinada.
Em terceiro lugar no país, está Santa Cruz do Sul, com um saldo positivo de 5.078 entre as admissões e demissões. Na quarta posição, aparece Venâncio Aires, com geração de 4.660 empregos. Ambos são beneficiados pela produção de fumo, que, inclusive, puxa dados positivos da indústria no geral e nas exportações do Rio Grande do Sul.
O Rio Grande do Sul criou 1.107 empregos formais de janeiro a junho. Foi o primeiro resultado positivo para o período desde 2014. Ficou entre os 14 estados que fecharam o semestre no positivo.
- Nesse sentido, ao contrário do ciclo anterior de geração de postos de trabalho, a recuperação do emprego deverá ser impulsionada pelas regiões economicamente mais dinâmicas do país. Entre 2009 e 2011, o avanço do emprego celetista no Brasil foi impulsionado pelas regiões Norte e Nordeste. Nos seis primeiros meses do corrente ano, essas duas regiões apresentaram as maiores retrações relativas no estoque de pessoas ocupadas - comenta o economista da CNC, Fabio Bentes.
Pela primeira vez desde 2014, houve avanço na ocupação formal durante o primeiro semestre do ano. O resultado contrasta com o desempenho do mercado de trabalho no mesmo período do ano passado, quando foram extintas mais de 513 mil vagas. O avanço se concentrou em trabalhadores do sexo masculino, jovens e com escolaridade acima da média. Os setores da agropecuária e parte da indústria voltada para o abastecimento do mercado externo foram os principais responsáveis pela retomada.
Siga Giane Guerra no Facebook.