A Fraport assinou os contratos de concessão do Salgado Filho e do aeroporto de Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (28). Em comunicado, a companhia alemã afirmou que, depois de vencer o leilão realizado pelo governo em março, começou a trabalhar para estabelecer seus negócios no país.
"Observamos de perto o mercado brasileiro por alguns anos e estamos entusiasmados em operar em não apenas um, mas em dois aeroportos. Estamos convencidos do potencial oferecido pelos terminais de Fortaleza e Porto Alegre", contou o presidente do conselho executivo do grupo europeu, Stefan Schulte.
Por conta do acordo com o governo federal, a empresa administrará o Salgado Filho pelos próximos 25 anos e o aeroporto cearense por 30. No terminal de Porto Alegre, há possibilidade de prorrogação de contrato por mais cinco anos.
Leia mais:
Fraport no Salgado Filho: confira o que deve mudar no aeroporto
Área para ampliar pista do Salgado Filho será liberada em até dois anos
Contratempo em remoção ligada à ampliação da pista do Salgado Filho
"É um cronograma desafiador, mas vamos fazer", diz executivo da Fraport
Um dos principais compromissos da nova gestão do aeroporto gaúcho é a ampliação da pista, prevista para ser concluída em pouco mais de quatro anos. Para isso, aguarda a remoção de famílias que vivem em áreas próximas – tarefa a cargo do Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Segundo o contrato firmado com o governo federal, o Salgado Filho ainda será administrado em parceria com a Infraero até o primeiro semestre de 2018.
Vice-presidente executiva sênior da Fraport, Aletta von Massenbach declarou que o desembarque na Capital poderá incentivar o desenvolvimento econômico na região. "Os acordos de concessão abordam projetos vitais de infraestrutura que vão melhorar significativamente as operações globais, a capacidade e o desempenho dos serviços", comentou.
"Será um desafio emocionante", diz nova CEO
A Fraport Brasil terá como CEO a executiva Andrea Pal, que traz na bagagem mais de 16 anos de experiência em negócios no setor de aeroportos. Nos últimos sete anos, Andrea foi responsável pelo gerenciamento executivo e atuou como vice-diretora geral e CFO no Northern Capital Gateway (NCG), um consórcio envolvendo a Fraport para administração do aeroporto de Pulkovo, em São Petersburgo, na Rússia.
"Mudar de um país membro do Brics no Hemisfério Norte para outro localizado no Hemisfério Sul será um desafio emocionante. Eu estou ansiosa para liderar a equipe da Fraport Brasil no maior mercado da América Latina. Nosso compromisso é criar dois aeroportos modernos, eficientes e voltados para o cliente", analisou a executiva.