Os pavilhões da Feira de Hannover, no norte da Alemanha, foram abertos ao público na manhã desta segunda-feira, madrugada no Brasil. Mais de 70 países estão representados com expositores, além das demais nações que enviam missões em busca do que há de mais novo no mundo industrial.
No pavilhão três, por exemplo, ficam os estandes das Nações Unidas, da Rússia, do Brasil e da Polônia, que é o país homenageado nesta edição, entre outros. Chama a atenção o grande número de expositores chineses. Quem já esteve em edições anteriores da feira afirma que as empresas asiáticas têm aumentado a cada ano a presença no maior evento do setor industrial do mundo.
Entre tantas novidades que chamam a atenção, está um sistema criado por uma empresa polonesa que permite operar painéis elétricos sem a necessidade de tocar em botões. Basta colocar um óculos semelhante ao de realidade virtual que o painel aparece em frente aos olhos. Aí é só acionar o sistema fazendo toques no ar, sem qualquer risco de choque.
Leia mais
Aumenta a atividade industrial gaúcha
O que impulsionou o crescimento da indústria de transformação
PIB do RS encolhe 3,1% em 2016, mas indústria mostra reação
No stand de uma startup polonesa, o centro das atenções é um veículo criado para transportar caixas dentro de pavilhões de fábricas sem a necessidade de alguém para dirigi-lo. Ao acionar o sistema, o veículo faz o transporte até o destino, atraindo olhares de quem caminha pelos extensos corredores.
– A impressão é muito boa, porque tu vens acompanhar o que há de novidade no mundo. Viemos com essa expectativa de ver o que se enquadra na nossa empresa – destaca Marcus Jung, diretor da Incocil, empresa de Porto Alegre que fabrica cilindros hidráulicos para os setores agrícola e rodoviário.
Igor de Bastiani, diretor da Mangueflex, de Caxias do Sul, também comemora o acesso a inovações.
– Muita tecnologia. Me chamou a atenção a parte de robótica. Mas o que eu busco aqui mesmo são novos parceiros na área de mangueiras e conexões hidráulicas – destaca.
A comitiva brasileira, organizada pela Federação das Industrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), reúne 60 pessoas, sendo 33 empresários do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e de Santa Catarina.
*A Rádio Gaúcha está em Hannover a convite da Fiergs.