As vendas do comércio varejista caíram 7% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2016, conforme informou, nesta quinta-feira, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a dezembro, o primeiro mês de 2017 registrou recuo de 0,7% no setor, incluindo o ajuste sazonal. Em 12 meses, o comércio acumula queda de 5,9%.
Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas caíram 0,20% em janeiro ante dezembro, na série com ajuste sazonal.
Leia mais
Inflação do aluguel sobe 0,01% em março
Banco Central reduz previsão para a inflação em 2017 de 4,2% para 4%
Governo anuncia cortes e fim de desonerações para cobrir rombo de R$ 58,2 bi
Na comparação com janeiro de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram redução de 4,8% em janeiro de 2017. As vendas do comércio varejista ampliado acumularam queda de 4,8% no ano e redução de 7,9% em 12 meses.
Média móvel trimestral
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito caiu 0,6% em janeiro, segundo o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas ficou estável em janeiro.
*Estadão Conteúdo