Em evento na tarde desta sexta-feira (31) no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, o governador José Ivo Sartori se reúne com representantes de estados do sul do Brasil e de províncias da Argentina. O objetivo do encontro é definir estratégias para alavancar o desenvolvimento econômico, social e comercial da região.
Estão presentes no encontro os governadores de Santa Catarina, Raimundo Colombo, e do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Do Paraná, o secretário Cyllêneo Pereira Pessoa Júnior representa o governo. Da Argentina, estão presentes os governadores das províncias de Missiones, Corrientes, Tucumán e Chaco.
Na solenidade, que começou às 15h, o governador José Ivo Sartori destacou que é necessária maior circulação de serviços e de cultura entre os dois países. Ele mencionou a intenção de aproveitar o potencial hidroviário da região para gerar riquezas, emprego e renda.
"Este é o início de uma grande caminhada daquilo que são interesses comuns da Argentina e do Rio Grande do Sul e, em seguida, teremos parceria com o Uruguai e com o Paraguai. Essa será uma grande caminhada de revitalização do Mercosul", afirmou.
Às 17h, os governadores se reuniram no Palácio Piratini, onde definiram a Carta de Porto Alegre. No documento, os governadores sugeriram que Brasil e Argentina promovam a criação de empresas e cooperativas binacionais, com ênfase na agroindústria. Eles também manifestaram apoio à criação de um Centro de Promoção Comercial e Investimentos Argentina/Brasil no município de Porto Alegre.