A atividade econômica apresentou o quarto mês seguido de retração, de acordo com dados divulgados, nesta quinta-feira, pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), com ajuste sazonal, registrou queda de 0,48%, em outubro, comparado a setembro. Os dados atualizados mostram retração também em setembro (0,08%), agosto (0,81%) e julho (0,05%).
Na comparação entre outubro deste ano e outubro de 2015, houve queda de 5,28%, de acordo com os dados sem ajustes, já que a relação é entre períodos iguais.
Leia mais
Recuperação de empresas entra em minipacote do governo
Comissão aprova Orçamento de R$ 3,7 trilhões e texto segue para plenário
Receita libera pagamento do último lote do Imposto de Renda 2016
No acumulado do ano, o IBC-Br soma queda de 4,82% e, em 12 meses encerrados em outubro, a retração é ainda maior, de 5,09% – considerando os dados sem ajuste sazonal.
IBC-Br avalia evolução da economia
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar suas decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic.
O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Entretanto, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país.