Diferentemente de ontem, neste sábado (24) os consumidores encontraram movimento moderado no comércio de Porto Alegre durante a manhã desta véspera de Natal. Lojas de rua do Centro e shoppings centers visitados pela reportagem tinham poucas filas.
Os horários de fechamento ficam a critério de cada empresa neste sábado. No domingo, a abertura das lojas é opcional, e os supermercados estarão fechados.
Até as 12h, os estabelecimentos da Rua da Praia tinham movimento inferior ao de dias de semana. Nos shoppings Rua da Praia, João Pessoa e Total, motoristas encontravam facilmente vagas em estacionamento. Também não havia filas na maior parte das lojas.
Além de observar o movimento mais fraco do que em anos anteriores onde trabalha, o gerente de loja do ramo varejista, Josiel Rosa, também conteve os gastos neste fim de ano. Assim como os demais entrevistados, ele reduziu o número de parentes e amigos presenteados e escolheu itens de menor custo.
A Fecomércio estima que a média no Estado seja de cinco presentes por consumidor. A média de custo por presente neste Natal será de R$ 51,22, conforme pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre e CDL POA.
Cosméticos, roupas e livros são os apontados produtos mais procurados, segundo a Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV). Conforme a AGV, o comércio gaúcho espera movimentar R$ 6,1 bilhões com o Natal no Rio Grande do Sul. É um valor 3,4% acima do ano passado. Descontando a inflação, queda real de cerca de 3,5%.