O Walmart Brasil anunciou, nesta quinta-feira, novidades para suas marcas de hipermercados. A principal mudança no Rio Grande do Sul é a extinção da bandeira Big, que passará a se chamar Walmart nos próximos três anos. Para o projeto de reformulação das 21 lojas no Estado, o grupo projeta investimento de R$ 250 milhões.
– A transformação busca melhorar a experiência de compra dos clientes e manter preços baixos – afirmou o presidente do Walmart Brasil, Flavio Cotini, que apresentou o projeto na Federasul, em Porto Alegre.
No Estado, a mudança começa no Big de Novo Hamburgo, que trocará a bandeira "em breve", segundo o executivo. Ao ser questionado sobre as próximas lojas que passarão pelas transformações, o presidente desconversou. Disse que o grupo "não tem arrogância de acertar" todas as ações de uma só vez e, por isso, optou por modificações graduais ao longo de três anos.
– Escolhemos três hipermercados importantes no país (os outros estão em São Paulo e Paraná) para serem pilotos do projeto. Um tinha que ser no Rio Grande do Sul – definiu.
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A reformulação no país terá investimento de R$ 1 bilhão. As ações, determinadas a partir de pesquisas com clientes, incluem alterações nas plantas das lojas, com corredores mais amplos, gôndolas mais baixas e uso de pallets. Os processos serão realizados sem a necessidade de fechamento temporário dos hipermercados.
– A troca da asa é feita com o avião voando – brincou Cotini.
O presidente ainda declarou que o projeto não causará demissões. Destacou que o fechamento de supermercados que atuavam com a bandeira Nacional – outra marca do grupo – na região metropolitana de Porto Alegre, confirmado em 2015, foi resultado da recessão, que respingou no varejo.
Ao ser perguntado sobre a abertura de lojas, sublinhou que a prioridade da Walmart é "cuidar" das que estão em operação. O Rio Grande do Sul concentra 102 das 485 unidades da companhia no país. O grupo emprega 14 mil funcionários em 47 cidades gaúchas.
O que muda na organização dos hipermercados:
– Divisão em três áreas principais: mercearia e higiene/limpeza, perecíveis e não-alimentos/beleza
– Uso de pallets e caixas de produtos nas gôndolas
– Aposta na qualidade de frutas e verduras
– Corredores mais amplos
– Gôndolas mais baixas
– Melhorias nos estacionamentos e nas galerias de serviço
– Lojas terão duas entradas
Onde estão os 21 hipermercados Big no Estado:
Porto Alegre (quatro), Santa Maria (dois), Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santana do Livramento, Sapiranga, São Leopoldo e Uruguaiana.
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