Em média, 16 empresas são criadas por dia em Caxias do Sul. Isso significa que por mês são 500 novos negócios em funcionamento. Mais de 95% são micro ou pequenas empresas. Os dados foram divulgado na manhã desta terça-feira (25) durante o lançamento da Semana do Empreendedorismo. O levantamento é da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.
O secretário Francisco Spiandorello diz que uma grande parte dessas novas empresas são fundadas pelo que chama de "empreendedores da necessidade". São trabalhadores que perderam o emprego em função da crise econômica e aproveitam recursos do Fundo de Garantia para montar o próprio negócio. Conforme o secretário, é uma forma de manter a renda já que o retorno ao mercado de trabalho está difícil e os salários oferecidos são menores.
Os setores com maior número de novas empresas são os serviços e o comércio. Segundo Spiandorello, um dos fatores que colabora para isso é o perfil do consumidor que não quer sair do próprio bairro para ter acesso a lojas, padaria, cabeleireiro ou manicure, por exemplo. Isso, de acordo com ele, favorece o funcionamento desses negócios fora do centro da cidade. Ele salienta ainda que o preço dos aluguéis na região central levou muitas lojas a migrarem para bairros como forma de enxugar custos.
No total, são 69.250 empresas estão em funcionamento em Caxias do Sul. No primeiro semestre desse ano, 550 empresas fecharam, conforme dados da Junta Comercial do Rio Grande do Sul. O número significa o fechamento de três empresas por dia.