Santa Maria recebe, a partir desta sexta-feira (8), a 23ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e a 12ª Feira Latino Americana de Economia Solidária. As feiras seguem até domingo no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, que fica nos fundos da Basílica da Medianeira. São esperadas pelo menos 250 mil pessoas no local.
O espaço recebe exposições de cerca de 10 mil produtos, entre agroindústria familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais, serviços e produtos de povos indígenas. Só em Santa Maria, há 65 grupos envolvidos na organização do evento. A entrada para a feira é gratuita. A organização é do Projeto Esperança/Cooesperança. A Feicoop terá área superior a 20 mil m², incluindo parte do Parque da Medianeira e do Colégio Irmão José Otão.
Haverá representações de todos os estados brasileiros, assim como de países da América Latina. Um dos objetivos da feira é aproximar diferentes culturas – do campo, da cidade e indígena. A ideia é estimular a cooperação, que é base para a realização dos projetos. Mais informações estão disponíveis no site do projeto.