Neste ano, a venda de ovos de chocolate caiu 14% em relação à Páscoa de 2015, segundo balanço divulgado neste domingo pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). De acordo com a entidade, a queda de comercialização do produto confirma as expectativas do setor, que apontavam para um consumidor mais retraído. Além do momento econômico, a data em que caiu o feriado é apontada como uma das causas para o resultado ruim: a Páscoa ocorreu no final do mês, dias antes dos trabalhadores receberem o salário.
– O cliente está fazendo muita conta, está fazendo valer o dinheiro dele. E eu acredito que as crianças estão mais cientes da situação econômica, estão cientes do que podem exigir – acrescenta o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, destacando ainda que muitos gaúchos recorreram à volta da tradição de preparar pequenos cestos, com balas, tabletes, coelhinhos e presentes menores.
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Informados de que nos últimos dias os supermercados realizariam promoções especiais de ovos de Páscoa, 40% dos consumidores deixaram as compras para a última hora.
– Nestes três últimos dias, houve descontos de cerca de 20%, mas algumas lojas conseguiram fazer promoções do tipo "compre um e leve dois" em determinadas marcas – diz o presidente da Agas.
Quem quis garantir seu ovo de chocolate favorito antecipou as compras. Esse comportamento ficou mais evidente entre os gaúchos que adquiriram os chamados "ovos premium": de acordo com Longo, as vendas deste tipo de ovo de Páscoa, com maior valor agregado, mantiveram-se estáveis em relação a 2015 e representaram cerca de 13% do total de ovos comercializados. Em média, os preços dos ovos de chocolate estiveram 15% superiores na comparação com a Páscoa passada.
Também houve uma queda de 5% nas vendas de caixas de bombons, uma das apostas do segmento para esta Páscoa, e as colombas pascais tiveram vendas semelhantes às do ano passado. Já a comercialização de pequenos tabletes de chocolate e de balas cresceu 2%, reforçando a tendência de produção de cestos caseiros para presentear crianças e pessoas próximas. Em média, os preços dos ovos de chocolate estiveram 15% superiores na comparação com a Páscoa passada. Os supermercados gaúchos comercializaram 7,6 milhões de ovos de Páscoa e 5,8 milhões de caixas de bombons em todo o Estado.
Comercialização de pescados cresceu 5%
Ainda de acordo com a Agas, a venda de pescados cresceu 5%, em volume físico, em comparação com a Páscoa de 2015. Mas boa parte dos gaúchos migrou de pescados mais caros, como bacalhau e salmão, para produtos mais acessíveis, como o peixe panga. Ao todo, foram 520 toneladas de peixes vendidas, 95% deles congelados.