A prefeitura de Jaguari, na Região Central, decidiu cancelar os repasses para o carnaval de rua do município em 2016. De acordo com o prefeito, João Mario Cristofari, o valor gasto seria de cerca de R$ 100 mil.
O carnaval no município de cerca de 11,5 mil habitantes chega a ter cerca de 80 mil pessoas participando do carnaval de rua, um dos mais conhecidos da região. A festa não tem escolas de samba, mas o valor repassado é usado para sonorização, banheiros químicos, segurança, ambulância, entre outros. O prefeito Cristofari explica o motivo do cancelamento dos repasses.
"Só nesse ano, foram cinco decretos de situação de emergência, três vigentes. Tenho problemas de toda ordem, principalmente problemas financeiros. Teria que parar serviços básicos, de manutenção de estradas, para fazer toda essa montagem. Eu teria que destinar máquinas e pessoal para fazer isso em detrimento de problemas sérios do município, como problemas financeiros", explica Cristofari.
A prefeitura deve fechar o ano devendo pelo menos R$ 2 milhões. O valor que não será repassado para o carnaval vai ser usado principalmente para o recapeamento de algumas avenidas da cidade. O carnaval acontecerá do mesmo jeito, já que, segundo a prefeitura, as entidades já se manifestaram pela manutenção da festa.
Outras duas prefeituras da Região Central também adotaram a mesma medida: Lavras do Sul e Júlio de Castilhos.