Com influência das prisões do senador Delcídio Amaral e do banqueiro André Esteves, ocorridas na véspera, o dólar opera em alta nesta quinta-feira, cotado a R$ 3,76. Já em âmbito externo, o pregão registra baixo número de negócios em virtude do feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos.
Na véspera, o dólar encerrou o dia com avanço de 1,26%, cotado a R$ 3,7506. O quadro interrompeu a sequência de tranquilidade no mercado, resultado da aparente calmaria no quadro político nacional.
Na quarta-feira, o Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros da economia em 14,25% ao ano. A instituição tem dito que é necessário segurar os juros nesse patamar para que a alta da inflação não se espalhe por toda a economia.
Bovespa tem leve alta
Depois de registrar queda de 2,94% na véspera, a Bovespa opera em leve alta nesta quinta-feira. Apesar da cautela em relação aos desdobramentos da Operação Lava-Jato, ações de bancos e da Petrobras apresentam recuperação.
Com a prisão na quarta-feira do presidente do BTG Pactual, André Esteves, os papéis do banco caíram cerca de 30%. Nesta quarta-feira, as ações recuam novamente, mas em um nível bem menor: próximo das 11h30min, a baixa era de 2,5%.
Para piorar a situação do BTG, a Moody's colocou a instituição em quadro de revisão de nota. Para a agência, a detenção de Esteves pode gerar impactos na relação do banco com clientes e parceiros.