O clima lúdico do ambiente de trabalho permeia as atividades da PMWeb, em Porto Alegre, mas os negócios são assunto sério. A conexão de Tárik Potthoff (à direita na foto) com o universo virtual começou quase como castigo: em 1996, depois de repetir vários anos na escola, seu pai, o flautista Ayres Potthoff, decidiu que ele ia dar um tempo nos estudos e fazer um site para a orquestra em que tocava.
O rapaz pegou gosto pela coisa, voltou a estudar e montou uma empresa. A PMWeb é responsável por aqueles e-mails que você costuma receber de empresas nas quais faz compras online - Tárik jura que só os simpáticos...
Em 2009, um desses e-mails tinha 42 metros de altura, o tamanho do tobogã do Beach Park, de Fortaleza (CE). Recebeu a segunda maior premiação internacional (Adrian Awards) do ano. Logo depois, Augusto Rocha (à esquerda) recebeu um telefonema de uma companhia dos Estados Unidos.
Demorou para entender que eles queriam vender ou fazer negócios. A ligação quase foi abortada pela fome de Tárik - era hora do almoço -, mas o contato evoluiu para uma reunião que durou 13 horas em San Francisco e terminou, semanas depois, em participação de 20% da Responsys no negócio. A parceria deu munição à PMWeb, mas Tárik e Augusto lembram que levaram meses até acertar o alvo.
- De março a dezembro de 2012, não vendemos nada. Tive de ir quatro vezes a San Franciso explicar o que estava acontecendo - lembra Tárik.
Uma "tropicalização" no jeito de vender o serviço ajustou o negócio e, no final de 2013, a Responsys foi comprada pela Oracle, o que transformou a PMWeb em uma das raras empresas com participação minoritária da gigante. Com clientes que vão de Magazine Luiza a Lojas Colombo, de Brastemp a TokStock, de ViajaNet a Hotéis Transamérica, a PMWeb está cheia de negócios engatilhados e vagas de trabalho abertas.
- Lá não tem crise. Um dos anos em que mais crescemos percentualmente foi 2009 (ano em que o PIB encolheu). Quando a crise vem, as empresas são obrigadas a fazer mais com menos, e é aí que a gente entra - observa Augusto.
Mas, afinal, você está perguntando, qual é o negócio da PMWeb? Os cartões de visita de Tárik e Augusto são assinados como "marketing cloud services". Ou seja, se for marketing e se for "na nuvem", é com eles.