A Grécia cumpriu nesta quinta-feira o prazo para o pagamento de mais um empréstimo ao Fundo Monetário Internacional (FMI). O desembolso chegou a 460 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão).
Durante reunião em Washington com a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, no último domingo, o ministro de Finanças grego, Yanis Varoufakis, disse que Atenas cumpriria "todas as suas obrigações com todos os seus credores", numa tentativa de acabar com especulação - em parte alimentada por outras autoridades da Grécia - de que o país poderia atrasar o pagamento previsto para esta quinta.
Em uma cena corriqueira nas ruas de Atenas, manifestantes circularam por ruas centrais de capital para protestar contra a austeridade imposta para o cumprimento de pagamentos de empréstimos. Em uma das mobilizações, convocada pelo sindicato de trabalhadores do setor público, um grupo carregava o cartaz com frase "amortizar a dívida agora".
Leia mais notícias de Economia
Conforme dados mais recentes sobre desemprego, divulgados nesta quinta, a taxa em janeiro recuou levemente, para 25,7%. Em dezembro, estava em 25,9%, segundo dados ajustados da Elstat. No início de 2014, o desemprego alcançou 27,2%.
Apesar do leve recuo no começo do ano, o número ainda está em patamares recordes diante da incerteza política que pesa na recuperação econômica.