Aguardada desde a quarta-feira, quando Graça Foster anunciou que renunciaria ao comando da Petrobras, a nomeação do substituto para o cargo, confirmada nesta sexta-feira, foi recebida negativamente pelos investidores do mercado financeiro. A indicação de Aldemir Bendine, ex-presidente do Banco do Brasil, para a vaga pressionou para baixo os papéis da empresa, que encerraram o dia com queda de quase 7%.
O desempenho das ações da Petrobras ajudaram a derrubar a bolsa de valores. O Ibovespa, principal índice acionário do mercado brasileiro, encerrou o dia com baixa de 0,90%, aos 48.792 pontos. No acumulado da semana, contudo, registrou alta de 4%. Também influenciado pela estatal e repercutindo o bom momento do mercado de trabalho nos Estados Unidos, o dólar disparou 1,34% e fechou a R$ 2,7782 - maior cotação em mais de 10 anos.
Representante de minoritários fala em "desrespeito"
O principal fator que joga contra Bendine é sua proximidade à presidente Dilma Rousseff, avaliam analistas. Investidores tinham a expectativa de que fosse escolhido um executivo mais próximo do mercado e menos político. Entre os nomes que haviam sido ventilados, estavam Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, e o ex-presidente da BR Distribuidora Rodolfo Landim.
Para o analista da Geral Investimentos, Filipe Machado, um dos pontos que pesam a favor de Bendine é a capacidade de gestão, comprovada em seu período no Banco do Brasil.
- Em um primeiro momento, essa indicação foi dada como negativa. Os papéis demonstraram isso. Uma das questões analisadas é que ele não teria o conhecimento técnico, uma vez que vem de um banco. Contudo, quando ele assumiu no Banco do Brasil, também houve desconfiança, mas ele acabou dando a volta por cima com uma boa gestão - pondera Machado. - Teremos de ver a atuação num prazo mais longo. Além da questão dos escândalos de corrupção, ele também deverá atuar na reestruturação financeira da companhia.
Na tarde dessa sexta-feira, a empresa também confirmou que Ivan de Souza Monteiro, até então diretor de Relações com os Investidores do BB, assumirá como diretor financeiro. Os outros cargos de primeiro escalão serão ocupados interinamente por executivos que já estavam na petrolífera.
As ações preferenciais da Petrobras (mais negociadas na bolsa) encerraram o pregão valendo R$ 9,12, queda de 6,9%. A queda não foi suficiente, no entanto, para anular os ganhos da semana. No acumulado de segunda a sexta-feira, os papéis preferenciais subiram mais de 10%. Segundo Machado, a volatidade que marcou os ativos da estatal nos últimos pregões deve seguir sendo verificada nas próximas semanas.
- O risco dessas ações continua alto - concluiu Machado.