Nesta terça-feira (4) foi apresentado o desempenho da economia caxiense, referente ao mês de setembro. O desempenho econômico geral da cidade teve crescimento de 5,3%, comparado ao mês de agosto. Comparado ao mês de setembro de 2013, o desempenho apresenta queda de 6,3%. No acumulado de 12 meses a economia de Caxias do Sul registra recessão de 5,7%.
Com o recuo do desempenho da economia caxiense, principalmente no setor da indústria, os economistas projetam uma nova perspectiva de mercado para a cidade. Os especialistas apostam que o setor de serviços possa recuperar a economia do município nos próximos anos. O segmento é o que menos teve quedas nos últimos meses e o que mais gerou empregos.
Conforme o diretor da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Alexander Messias, com o processo de desindustrialização, e grandes empresas de Caxias investindo em outros estados, o setor de serviços pode ser uma alternativa para fortalecer a economia da cidade. De acordo com Messias, as empresas não estão investindo em Caxias porque estão em busca de melhores custos de logísticas. Segundo o especialista, para recuperar a economia da cidade deve ser feito um planejamento a longo prazo para que Caxias seja referência de serviços de alto valor agregado.
“Creio que a única forma de nós voltarmos a ser um centro de referência nacional, pela qualidade de vida, pela mão de obra, pela riqueza gerada é nos preocuparmos em desenvolver serviços de alto valor agregado. Refiro-me nas áreas médicas e tecnológicas, e outros serviços que realmente atraiam capitais e mão de obra qualificada.” – afirma Messias.
Em relação ao mercado de trabalho, os índices tiveram pequena elevação. Foram gerados 201 empregos no mês de setembro. No acumulado de 12 meses o indicador mostra que a indústria demitiu mais do que criou vagas. Houve corte de 4.594 vagas nos últimos 12 meses do setor.