Uma pesquisa do Sindicato dos Hotéis e Restaurantes de Porto Alegre indica que, nos 18 dias em que a capital gaúcha esteve envolvida na Copa, o setor lucrou cerca de R$ 200 milhões. Outro levantamento, da Federação gaúcha das Câmaras de Dirigentes Lojistas, aponta que o consumo dos turistas em Porto Alegre durante a copa somou R$ 150 milhões.
Conforme o Sindpoa, mais de 80% dos locais estavam preparados, com estoque e funcionários extra além de cardápio traduzido. O estudo aponta, no entanto, que a presença dos visitantes ficou concentrada na Cidade Baixa, no Moinhos de Vento e no Caminho do Gol. E que alguns estabelecimentos registraram queda nas vendas no período, por não estarem neste circuito mais frequentado pelos turistas.
Já sobre o comércio, a pesquisa da FCDL indica que o consumo dos turistas foi centrado no vestuário, calçados e artigos de uso pessoal. Foram, ao todo, 350 mil turistas no Estado, segundo a Secretaria estadual do Turismo.