Com direito a brinde de saquê no final da cerimônia, a japonesa Mitsubishi apresentou nesta quarta-feira o plano de ampliação para sua fábrica de elevadores na cidade de Guaíba, a Melco Elevadores. A expansão da unidade, que já será iniciada neste ano, prevê investimento de R$ 20,3 milhões e deve gerar 200 novos empregos até 2015.
A participação da gigante nipônica no mercado de elevadores brasileiro começou em setembro do ano passado, quando a Mitsubishi anunciou a aquisição da gaúcha LG Tech por R$ 52,7 milhões - valor que permaneceu em sigilo na época. Na avaliação da empresa, o país é visto como o principal mercado da América Latina, com demanda anual que ultrapassa a marca de 15 mil equipamentos.
A cerimônia, realizada no Palácio Piratini, com presença do governador Tarso Genro, também serviu para oficializar a conclusão do negócio.
- A Mitsubishi tem muito a ver com nossos valores e muito a ver com o que eu acredito que o nosso país precisa: empresas que tragam para cá valorização da nossa mão de obra, capacitação e que venham para ficar - disse o fundador da LG Tech Lauro Galdino, que assume como presidente da Mitsubishi Electric Corporation (Melco) Elevadores no Brasil.
Segundo o diretor-executivo da Melco, Kazuhiko Kojima, além do crescimento do setor e da demanda pelos produtos nos últimos anos, a empresa vê a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio de Janeiro como incentivos para investir no Brasil neste momento. Kojima ressaltou que a companhia mira a produção para o mercado interno e pretende construir no país uma cadeia de fornecedores de peças.
- A empresa pretende importar alguns componentes. No entanto, 80% dos elevadores serão fabricados no Brasil. A cadeia de fornecedores de matéria-prima segue sendo brasileira - explicou Kojima.
Atualmente, a Melco mantém a produção mensal de 100 elevadores na fábrica em Guaíba. A partir da expansão, a expectativa é aumentar para 250 e triplicar o faturamento até 2015. Além dos equipamentos tradicionais, a empresa pretende iniciar a fabricação de escadas rolantes, produto que até o momento era importado pela fábrica local, e de elevadores de alta velocidade.
Detalhe ZH
O ritual de abrir um barril cheio de saquê com um martelo e em seguida realizar o brinde, que encerrou a solenidade no Palácio Piratini, se chama kagami biraki e é praticado no Japão há pelo menos 300 anos. Ele teria sido criado por um xogum - líder militar no Japão feudal - para pedir sorte antes de uma batalha importante. Atualmente, a cerimônia também é realizada em casamentos e eventos esportivos.
Veja o vídeo do brinde: