Fazer vídeos para o YouTube é prática comum. O site agrega os mais diversos tipos de conteúdos originais e valoriza seus criadores. Com 1 bilhão de visualizações em todo o mundo, já é o terceiro maior em visitantes únicos do Brasil e o segundo maior buscador do País. Não restam dúvidas: é na internet que está o futuro do audiovisual.
Foi sobre isso que Federico Goldenberg, gerente de parcerias estratégicas do YouTube, falou nesta quinta-feira na Campus Party, num bate-papo com realizadores e produtores de vídeos para web. Na conversa, Federico enfatizou o quanto o YouTube preza por seus usuários e, ao mesmo tempo, valoriza as políticas contra a pirataria.
- O YouTube é uma plataforma aberta e democrática, ou seja: qualquer usuário pode participar e subir vídeos. Mas ela é séria e firme com as regras de direito autoral - garantiu.
Isso significa que todo vídeo publicado no YouTube passa por um rígido controle. Se infringir qualquer regra, deixa de estar apto a ser monetizado, por exemplo.
Ainda segundo o executivo, 2014 é o ano para quem quer apostar no audiovisual online. Com Copa do Mundo e as eleições a caminho, é a época certa para investir em diversas plataformas, já que mais usuários estarão em busca de conteúdos relacionados a esses dois eventos.
Se o YouTube é uma boa promessa, tem gente que já tem planos. É o caso do estudante de jornalismo da UFSC, Daniel da Silva Santos que, com 18 anos, já se reuniu com outros dois amigos e quer, ainda este ano, botar no ar um canal sobre mágica e outro de animação infantil em 3D.
- A gente está pesquisando a fundo e o YouTube nos dá uma facilidade que nenhum outro meio oferece. É barato, o custo é quase zero. E ele nos permite uma linguagem que a gente não teria como usar na televisão, atingindo um público muito específico. É uma possibilidade de brincar com isso e, quem sabe, ganhar visibilidade e até dinheiro - diz Daniel.
Lucas Callegari, 21 anos, estuda Ciências Contábeis na Universidade Estadual de Maringá mas, em seu tempo livre, já produz vídeos e utiliza o YouTube como plataforma de divulgação. Em seu canal, Limonada com Gelo, busca se destacar de outros canais, abusando do senso de humor.
- O conteúdo é a parte mais importante. Às vezes, você tem uma imagem ruim ou um áudio ruim mas, se o conteúdo for bom, você vai conseguir prender o usuário - sugere.
O caso dos dois jovens pode virar negócios desde que o YouTube foi aberto à monetização e subir vídeo se transformou num novo jeito de empreender. Os anunciantes estão à procura de segmentação e o YouTube pode ser uma importante plataforma de divulgação das marcas.
Hoje, as receitas do YouTube vêm, principalmente, do programa de afiliados Adsense. Para fazer parte desse programa de parceria do Google, é preciso ter uma conta e autorizar o site a mostrar anúncios. O caminho não é tão fácil - e existem muitas regras a seguir -, mas com vídeos que chamem atenção e com virais, os canais podem ser sim fonte de renda bem interessantes.
Confira com o Capu o que rolou nos primeiros quatro dias de Campus: