Em reação à desvalorização de cerca de 20% da lira turca, o banco central da Turquia anunciou nesta terça-feira um forte aumento da taxa básica de juro. A taxa de referência subiu de 7,75% ao ano para 12% ao ano, acima da taxa Selic no Brasil, atualmente em 10,50%.
Outro país que sofre com desvalorização de sua moeda e inflação, a Índia, elevou sua taxa básica de juro inesperadamente. O Banco da Reserva da Índia (RBI ) anunciou um aumento de 0,25 ponto percentual, para 8%, indicando sua determinação de combater o aumento dos preços mesmo com a economia enfrentando o crescimento mais lento em uma década. O mercado financeiro esperava que o banco central indiano mantivesse a taxa estável.
De acordo com Raghuram Rajan, presidente do RBI, o aumento da taxa de juros desta terça-feira iria ajudar a atingir que a inflação ao consumidor seja inferior a 8 % em janeiro de 2015. Além disso, a meta é que a inflação indiana recue abaixo de 6% até janeiro de 2016. Além disso, o banco central indiano sinalizou que o crescimento no ano fiscal de 2014 deve ser inferior à estimativa anterior de 5%. Já para o ano fiscal de 2015, a previsão é que o produto interno bruto (PIB) cresça entre 5% e 6%.