Depois de conhecer o programa da Petrobras, a direção da Federação Única dos Petroleiros (FUP) publicou nota informando que são candidatos à demissão voluntária trabalhadores já aposentados pelo INSS e os aptos a solicitar aposentadoria até 31 de março. Ainda conforme a FUP, o programa será aberto entre 13 de fevereiro e 31 de março e abrangerá 8.379 petroleiros, dos quais 6.879 já estão aposentados. É preciso ter no mínimo 55 anos para aderir ao incentivo, que será de 10 remunerações, acrescido de 40% do FGTS, com piso e teto estabelecidos pela empresa.
Apesar do alcance limitado do programa, a entidade sindical criticou a forma de implantação que teria sido "imposto de forma autoritária, sem qualquer negociação prévia com a FUP e seus sindicatos". Segundo a federação, apesar da situação dos petroleiros aposentados que continuam na ativa ser constantemente pautada nos fóruns de negociação com a empresa, os gestores sempre se negaram a discutir este tema com as representações sindicais. A FUP também informou que o programa será detalhado pela empresa até o dia 11 de fevereiro.
No início da tarde, as ações da Petrobras tinham leves altas na bolsa de valores, apesar de o Ibovespa estar em queda. Os papéis ordinários subiam 0,48%, e os preferenciais, 0,71%.