Será que ter vários likes basta para uma página ter sucesso no Facebook? A resposta não é fácil. Nesta sexta-feira, na Campus Party, em São Paulo, a palestra Conquistando Mais do que Likes, do creative strategist do Facebook Cris Dias, tentou tirar algumas dúvidas da galera sobre engajamento e como uma marca deve se portar nas redes.
- Você precisa pensar no que sua marca significa para o mundo, para o que ela serve e como o Facebook pode ajudá-la - sugeriu.
Outro ponto importante é não se conformar com limitações e sempre tentar inovar, mesmo que com simplicidade.
- Não adianta apenas listar fatos. Tem que contar uma história, mas ir direto ao ponto. Ser curto e grosso desperta a imaginação das pessoas - garantiu Dias, que ainda exemplificou a conversa com cases, como o da página Humans of New York.
Você está ainda procurando resposta para a pergunta do começo do texto? Para Dias, o sucesso de uma página só vai chegar quando ela tiver os fãs certos, os tais 'superfãs'. No Facebook, dar certo é escrever e fazer conteúdo para as pessoas certas e não apenas reunir uma porção de números que não mostram interesse verdadeiro pelo o que você faz.
Confira 10 dicas para garantir engajamento
1 - Fique sempre atento com o que acontece no mundo AGORA. Não é todo dia que você pode usar booms do cotidiano a favor da sua marca. Então sempre que rolar, e você perceber que isso pode influenciar positivamente a sua marca, faça algo.
2 - Teste sempre. Não fique frustrado se você publicou aquele conteúdo jurando de pés juntos que ia bombar, e não bombou. Querendo ou não, as redes sociais em geral vivem muito de testes. Então teste, analise, tire conclusões e melhore na outra oportunidade.
3 - Crie uma assinatura para sua marca. Seja consistente nos quesitos layout, linguagem e cores. Não adianta você fazer um tipo de layout para seus posts hoje, e amanhã outro totalmente diferente. As pessoas precisam bater o olho e lembrar que é da sua marca que o post se refere.
4 - Sem grana pra criar artes? Faça uma super curadoria de conteúdo. Atualmente temos muitos exemplos de dão certos, como o da GoPro, onde todo o conteúdo é feito a partir dos vídeos do público
5 - Não se esqueça do mobile! É muito importante pensar na galera do mobile na hora da criação do conteúdo. Adapte e se possível, segmente conteúdos somente para esse público.
6 - Texto = curto. A recomendação é sempre usar textos curtos para os seus posts. Mas também depende muito do público. Geralmente, as pessoas mais velhas não ligam em ler um super texto de apoio.
7 - Foque nas imagens. Isso todo mundo já sabe. A imagem é a primeira impressão do seu post, então, capriche nela!
8 - Gatinhos fofos só se seu cliente vender ração. Não caia na tentação do meme. Mesmo que seu post de "bom dia" com aquele gatinho super fofo tiver milhões de interações, ele dificilmente vai agregar algo à sua marca. Saiba os momentos certos de usar esse tipo de conteúdo.
9 - Não se preocupe em agradar à todos. Até porque nem todo mundo é o seu público-alvo. Foque somente em conteúdos que vão agregar à sua marca e gerar engajamento pra sua página.
10 - Conte histórias, não somente fatos. Tente tirar as pessoas da sua adorada zona de conforto. Surpreenda-as.
*Dicas baseadas na palestra "10 dicas para o Facebook" do Cris Dias