A empresa de segurança Proofpoint divulgou nesta sexta-feira o que pode ter sido o primeiro ataque hacker envolvendo eletrodomésticos inteligentes - que permitem conexão à rede. Em comunicado, a empresa confirma que 750 mil e-mails maliciosos foram enviados a partir de 100 mil equipamentos domésticos, como televisões e até um refrigerador.
O ataque, segundo a empresa, ocorreu entre 23 de dezembro e 6 de janeiro e foi feito a partir de ondas de e-mails enviadas três vezes ao dia. Mais de um quarto das mensagens não foi enviada por computadores ou dispositivos móveis.
"Muitos desses aparelhos são pouco protegidos e consumidores chances reais de detectarem eliminarem infecções depois que elas ocorrem", alerta a companhia no texto. A Proofpoint também avalia que ataques desse tipo devem aumentar em frequência, uma vez que crescem o número de aparelhos com conexão à internet.
Ainda de acordo com a empresa, embora especialistas já falassem há algum tempo dos riscos de segurança associados à chamada "internet das coisas", essa é a primeira vez que se tem prova do uso desse tipo de aparelho para ataques.
O instituto de pesquisa IDC prevê que mais de 200 bilhões de equipamentos estarão conectados à internet até 2020. Normalmente, os dispositivos não possuem proteção antivírus e antispam.