Com desaceleração dos grupos de despesa educação, leitura e recreação e vestuário, o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de Porto Alegre registrou variação de 0,79% na primeira semana de novembro. O resultado mostra que de 0,06 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, realizado na última semana de outubro, que mostrou elevação de 0,85%.
Mesmo com essa desaceleração, a inflação semanal em Porto Alegre ficou a acima da média nacional, que registrou variação de 0,63%. O índice da capital gaúcha ainda é o mais alto do país. O IPC-S é medido pela Fundação Getulio Vargas em sete capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Brasília. Dessas, o menor variação na primeira semana de novembro foi apurada em Belo Horizonte (0,38%).
Individualmente, os produtos que apresentaram maior redução de preços na primeira semana de novembro, em Porto Alegre, foram cebola (-18,21%) e leite longa vida (-4,26%). Em sentido oposto, os itens que apresentaram maior elevação foram tangerina (36,01%) e tomate (30,63%).