Infelizmente, o fato de o Brasil ter a tarifa de celular mais cara do mundo (!) não me surpreende. Essa informação chata foi divulgada pela União Internacional de Telecomunicações e apenas confirma uma coisa uma que o brasileiro já percebeu há tempo: pagamos muito por um serviço ruim. Aliás, sempre que saem índices do tipo, o Brasil costuma ficar beeeeem mal posicionado.
Em agosto desse ano, por exemplo, descobrimos que pagamos também a internet móvel mais cara da América Latina. Isso é um balde de água fria para quem curte tecnologia, já que o futuro presente da vida digital é completamente mobile e depende de internet móvel rápida, boa e barata. Parece sonho? Em países como Estados Unidos, Espanha e Portugal isso é uma realidade. Nós pagamos cinco vezes mais do que os espanhóis por serviços de telefonia móvel. Cinco vezes!
Como resolver isso? Na semana passada, pedi que os usuários de iOS parassem de reclamar do sistema. Hoje, a dica é outra: reclamem! Acionar os órgãos competentes, como Procon e Anatel, além, é claro, de usar as redes sociais para botar a boca e pressionar as empresas por um serviço melhor é um excelente começo.