Em cerimônia no final da tarde desta quarta-feira, em São Leopoldo, com a participação de empresários e autoridades, a HT Micron recebeu da Unisinos oficialmente as chaves do prédio que será sede da nova fábrica de semicondutores.
Com 10 mil metros quadrados de área, incluindo uma sala limpa de 7,5 mil metros quadrados, o local receberá uma unidade industrial com capacidade para produzir até 360 milhões de chips por ano no auge da produção, gerando cerca de 800 empregos diretos em até quatro anos. Até o momento, já foram investidos R$ 110 milhões no empreendimento, mais R$ 260 estão previstos milhões ao longo dos próximos anos.
Uma joint venture entre Grupo gaúcho Parit e a sul-coreana Hana Micron, a HT Micron já produz em torno de 2,4 milhões de chips por mês em sua fábrica piloto instalado no Parque Tecnológico da Unisinos em São Leopoldo. A partir da entrega das chaves, a fábrica passará por uma etapa de cinco meses para ficar pronta, com a instalação e testes de seus equipamentos, limpeza do ar e treinamento de pessoal, devendo iniciar a produção em massa a partir de março de 2014, quando deverá ocorrer a inauguração oficial.
Além de fornecer o terreno e realizar a construção da fábrica, a Unisinos cedeu, em julho de 2011, um de seus prédios para a instalação da fábrica piloto da empresa, hoje com mil metros quadrados, onde a empresa fabrica mais de 2,4 milhões de componentes semicondutores encapsulados por mês: são chips encapsulados de memórias DRAM para computadores, módulos de memória e memórias para smartphones e tablets. Também produz memórias tipo flash, utilizadas na fabricação de pendrives, por exemplo.