Uma antiga base dos corpo de fuzileiros navais (marines) americanos transformada em pista de prova. Este é o cenário escolhido pela Nissan para comemorar o aniversário de 80 anos da marca japonesa. Em El Toro, sob calor de 30 graus do verão californiano, a companhia reúne diretores, investidores, distribuidores e jornalistas de várias partes do mundo para mostrar novidades da marca, equipamentos tecnológicos e detalhar estratégias de expansão.
O discurso fortemente sustentável torna o Leaf, carro com zero emissões de CO2, um dos principais xodós da marca. Em um mundo dominado pelo consumo de combustíveis fósseis, a Nissan já vendeu 74 mil unidades de seu carro movido à eletricidade - mais do que todas as outras marcas juntas. Embora esteja em testes em frotas de táxis em São Paulo, o veículo está ainda distante de pegar no Brasil por conta de entraves tributários - carros elétricos ou híbridos entram numa classificação 'outros', com IPI de 25%, o que torna o preço altíssimo no país.
Já o novo Sentra está bem mais perto. Confirmado para chegar ao mercado brasileiro em outubro, a sétima versão do modelo sedã está mais sofisticado, elegante e maior, com 4,62 metros de comprimento e 2,70 metros entre eixos. Também está 70 quilos mais leve. O design foi inspirado no irmão maior Altima. Segundo a montadora, o novo Sentra é um dos pilares da estratégia para obter 6% de participação no mercado do país, assim como outros modelos globais, dividindo a mesma tecnologia utilizada em veículos vendidos nos maiores mercados do mundo.
Ainda na área de negócios, é esperado um anúncio específico com relação aos interesses de expansão da Nissan no mercado brasileiro - especula-se que a empresa estaria interessada em vender no país modelos Datsun - sua linha de baixo custo para mercados emergentes. Em contrapartida, a Nissan planejava produzir em sua fábrica em Rezende o Note a partir de 2015, mas teria desistido do projeto - e provavelmente importará o modelo do México - berço também do Sentra.
Rodrigo Lopes viajou à convite da Nissan