Impulsionado por dados positivos do varejo nos Estado Unidos, o dólar abriu nesta terça-feira o mercado cotado acima de R$ 2,30, valor que não era atingido desde 5 de agosto. Às 11h09min, a moeda norte-americana era vendida no câmbio comercial a R$ 2,3040, com alta de 0,69% em relação ao fechamento da última segunda-feira.
Segundo o Departamento do Comércio do EUA, as vendas no varejo subiram 0,2% no mês passado, após avançarem 0,6% em junho. Na comparação anual, as vendas avançaram 5,4% em julho. O dado das vendas referente a junho foi revisado para alta de 0,6% ante maio, ante aumento anterior de 0,4%. O gasto dos consumidores representa dois terços da demanda total nos EUA. Excluindo-se automóveis, as vendas do setor varejista cresceram 0,5% em julho, superando a previsão dos analistas, que era de ganho de 0,4%.
O desempenho positivo do comércio norte-americano pode ser um indicativo para o FED (o equivalente ao Banco Cerntral daquele país) remover estímulos à economia concedidos desde a eclosão da crise econômica em 2008. Essa especulação aumenta a procura pela dólar e empurra para cima sua cotação.