Os esquemas de espionagem divulgados pelo ex-técnico da inteligência norte-americano Edward Snowden acenderam uma luz de alerta para os usuários de redes sociais e outras ferramentas da web.
O Facebook talvez seja o principal símbolo da falta de privacidade na web, atualmente. Contudo, existem maneiras de proteger seu perfil na rede. Bloquear o acesso às suas publicações e limitar o número de pessoas que podem, ou não, postar no seu mural são algumas das medidas ajudam nessa tarefa.
Confira como configurar o seu Facebook para aumentar a sua privacidade:
OPÇÕES BÁSICAS
Na barra superior da tela há um botão dedicado à privacidade. Ele dá acesso direto a três opções de configuração do seu perfil. No topo desse menu existe uma barra de busca. Digite um termo qualquer e a parte inferior muda, mostrando artigos da ajuda do Facebook que possivelmente respondem a sua dúvida.
QUEM PODE VER
Escolher quem pode ver suas publicações é a medida maia básica para proteger o seu perfil do Facebook. O conteúdo pode ser público, somente para amigos, somente para amigos (exceto conhecidos), somente eu (ainda hoje me questiono a utilidade dessa opção) e personalizado, que permite escolher amigos ou listas para os quais ele será visível.
Se optar por Personalizado, uma janela aparecerá para que você faça a seleção de quem pode ver o conteúdo publicado.
Se você quer nunca trocou essa configuração e quer que todas as suas publicações sejam protegidas, selecione, nas Configurações de Privacidade, a opção Limitar publicações anteriores. Dessa maneira, é possível fazer alterações em todas as postagens, rapidamente.
BLOQUEAR PERFIL
Essa ferramenta permite impedir qualquer interação de uma pessoa com você no Facebook. Além de não ver as suas postagens, ela não poderá publicar conteúdo na sua linha do tempo e nem começar uma conversa. Para ativar essa opção, basta digitar o nome do perfil e clicar em Bloquear.
CONTROLE DE BUSCAS
Cada vez que publicamos algo no Facebook é gerado um link. Ao pesquisar no Google, ou em outras ferramentas de busca, é possível encontrar este endereço, e, consequentemente, o perfil de alguém. Nas configurações de privacidade, é possível desativar esse recurso.
ANALISAR POSTAGENS NA LINHA DO TEMPO
Controlar o que é postado na sua linha do tempo é outra boa medida para proteger o seu perfil do Facebook na web. Para facilitar essa tarefa existe a opção "Analisar publicações serem exibidas", nas configurações de privacidade. Após ativar essa opção, qualquer atualização em que você for citado, seja em texto ou em fotos, não irá diretamente para a timeline. Essas notificações serão enviadas para o Registro de atividades, cabendo ao usuário permitir, ou não, a publicação.