Depois de lançar o Windows 8 e mostrar que a aposta da vez é a conexão com a web, a Microsoft apresentou a versão 2013 do Office, com integração total com o aplicativo de armazenamento de dados em nuvem, o Sky Drive.
Agora é possível comentar, avaliar e editar trabalhos de outras pessoas pela rede, para isso é necessário apenas ser assinante do Office e ter uma conta na Microsoft. A interface do programa também acompanha as mudanças do Windows 8. Os ícones e letras maiores ajudam na hora de editar e ler arquivos em tablets ou smartphones - outra boa novidade da versão 2013.
É difícil afirmar aos usuários de versões anteriores que as novidades e melhorias do Office 2013 justificam a troca para o novo software. Para ajudar nessa decisão, elaboramos um guia com as características dos principais aplicativos do programa da Microsoft. Confira abaixo:
WORD
O Word é o software que mais evoluiu desde sua última versão, em 2010. O tradicional editor de textos ganhou recursos úteis e ficou mais fácil de ser usado. Além de poder editar arquivos em formato PDF, o Word 2013 consegue buscar fotos da internet sem precisar abrir o navegador. Montar a página também ficou mais fácil com as novas guias de alinhamento, que ajudam a organizar o conteúdo. O destaque, contudo, fica para a possibilidade de compartilhar vídeos nos documentos, também usando a ferramenta de pesquisa do programa.
Plataformas: Windows e MAC
PONTOS POSITIVOS
Edição de arquivos em PDF
Busca de fotos e vídeos da internet
Guias de alinhamento
PONTOS NEGATIVOS
Necessidade de conexão para usar alguns recursos
Novo Modo Leitura não acrescenta na visualização de arquivos
POWER POINT
As principais melhorias no Power Point foram no Modo de Exibição do Apresentador, recurso que permite ao usuário acrescentar notas e comentários nos slides. Também ficou mais fácil ajustar elementos de design, como a formatação de imagens e temas para os trabalhos. Uma novidade no programa é a possibilidade de transmitir apresentações online, para outros usuários do Office, pela nuvem.
Plataformas: Windows e MAC
PONTOS POSITIVOS
Temas em formato Widescreen
Modo de Exibição do Apresentador melhorado
Apresentação pela internet
PONTO NEGATIVO
Pouquíssimos recursos na versão mobile
EXCEL
O Excel 2013 tem como principal foco facilitar a utilização dos recursos que já estavam disponíveis nas versões anteriores. Ao invés de apenas disponibilizar inúmeras opções de gráficos, por exemplo, o programa agora ajuda o usuário a escolher a melhor maneira de utilizá-los. Também está mais prático montar tabelas com a função de preenchimento automático de linhas, que poupa trabalho manual.
Plataformas: Windows e MAC
PONTOS POSITIVOS
Recurso Gráficos Recomendados
Preenchimento automático
Análise rápida de dados
PONTO NEGATIVO
Ainda é uma ferramenta com recursos limitados para especialistas
ONE NOTE
Embora seja pouco conhecido, o One Note não é um estreante no escritório digital do Windows. O programa, criado em 2003, foi bastante melhorado na versão 2013. O aplicativo permite que você anexe as anotações e lembretes a outros programas, como a um texto do Word, ou até ao calendário do Outlook. Na versão para tablets e smartphones, é possível utilizar a câmera para registrar momentos e copiá-los direto no aplicativo
Plataformas: Windows
PONTOS POSITIVOS
Simples e intuitivo
Boa funcionalidade em smartphones e tablets
PONTO NEGATIVO
Não inova em relação a seus similares
OFFICE MOBILE
Os apps do novo Office também estão nos smartphones com o sistema operacional Windows Phone. Com o Office Web Apps e a integração com a nuvem, é possível abrir e editar documentos, tabelas, apresentações e notas em qualquer lugar.
Plataformas: Windows Phone 8 e iPhone
PONTOS POSITIVOS
Interface do Office facilita o uso do touch
Permite ver e editar arquivos em qualquer lugar com conexão à rede
PONTOS NEGATIVOS
Recursos muito limitados de edição
Nem todos os programas funcionam nos smartphones