A Gerdau encerrou o primeiro trimestre de 2013 com um lucro líquido de R$ 160 milhões, 12% superior ao obtido no período anterior. Puxado pela alta de 10% nas vendas do mercado interno em relação ao quarto trimestre de 2012, o resultado demonstra uma tendência de recuperação, ante o lucro líquido de R$ 143 milhões registrado de outubro a dezembro de 2012. O balanço foi divulgado nesta terça-feira pela empresa.
Durante o primeiro trimestre deste ano, a receita líquida da Gerdau foi de R$ 9,2 bilhões. As vendas físicas consolidadas atingiram 4,6 milhões de toneladas (crescimento de 6%) e a produção de aço atingiu 4,4 milhões de toneladas (expansão de 2%).
Segundo o diretor-presidente da Gerdau, André Gerdau Johannpeter, apesar do excesso de capacidade instalada de aço no mundo, os mercados já apontam melhoria gradual nos níveis de demanda, que somada ao nosso esforço de gestão, deverá repercutir favoravelmente em nosso desempenho ao longo dos próximos trimestres.
- Nosso principal desafio é a melhoria das margens da companhia e, nesse sentido, continuaremos trabalhando fortemente para o aumento da eficiência operacional de nossos negócios, a otimização do capital de giro frente aos níveis de demanda e, considerando a volatilidade dos mercados, manteremos cautela na gestão do cronograma de desembolso dos investimentos. Além disso, estamos realizando investimentos estratégicos que também devem se refletir no aumento das margens, destacadamente a expansão da produção própria de minério de ferro, com novos embarques programados para 2013, a produção de aços planos no Brasil e o início das atividades na Índia - explicou o executivo.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2012, as vendas no mercado interno evoluíram 12%, somando 1,4 milhão de toneladas, enquanto as exportações a partir do país caíram 23%, um total de 391 mil toneladas. No Canadá e Estados Unidos, foram vendidas 1,5 milhão de toneladas, o que representa uma diminuição de 13% frente ao mesmo período do ano anterior.
Conforme a nota, o desempenho da companhia foi impactado pela menor demanda na Europa e na América do Norte, assim como pela crescente importação de aço na América Latina e nos Estados Unidos.