Cerca de 800 mil gaúchos gaúchos também passam a ser beneficiados este mês por tarifas de energia mais barata. Após definir em janeiro a redução da conta de luz das empresas distribuidoras, foram acertados nesta terça-feira os descontos que passarão a valer para os consumidores associados às cooperativas de eletrificação.
Do grupo de 38 permissionárias que passará a ter tarifas menores, 12 terão os novos valores praticados a partir desta quarta-feira , com a publicação da resolução no Diário Oficial da União. Destas, sete são gaúchas A redução média será de 23% para clientes residenciais e indústrias. O primeiro grupo, explica o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) André Pepitone da Nóbrega, também relator do processo, é integrado pelas cooperativas que passariam por revisão tarifária entre 2013 e 2014.
Do segundo grupo, de 26 permissionárias, sendo uma gaúcha, fazem parte as cooperativas que deveriam ter passado pela revisão ano passado. O desconto médio também deve ser de 23%. Apesar de os percentuais de cada uma serem conhecidos forma preliminar, ainda precisam passar por audiências públicas. Segundo Nóbrega, a Aneel deve definir os descontos para o segundo grupo no próximo dia 16 e as novas tarifas serem válidas a partir do dia seguinte. Segundo a Aneel, a única gaúcha integrante da segunda lista é a Certaja, de Taquari, que deve ter um desconto de 26%.
O marco legal anterior que beneficiou os clientes das distribuidoras, ressalta o diretor da Aneel, excluía as cooperativas.
- Com este movimento tarifário buscamos eliminar a distorção das tarifas entre distribuidoras e permissionárias - diz Nóbrega, lembrando que o pleito partiu das próprias cooperativas.
Presidente da Certel, com sede e Teutônia e cooperativa de eletrificação com o maior número de consumidores no Estado, Egon Hoerlle reclama da diferença de tratamento, agora corrigida.
- Muitos de nossos associados são pequenos e médios agricultores que ficaram marginalizados. Não houve tratamento equânime para todos os brasileiros. Ficamos em segundo plano.
Dados da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) apontam que as oito permissionárias contam com cerca de 200 mil clientes espalhados em 275 municípios. Com isso, calcula Hoerlle, o número de pessoas beneficiadas no Estado é de aproximadamente 800 mil.
Percentual de redução de cada permissionária a partir de hoje
CERTEL -23%
CERILUZ -30%
CERMISSÕES -28%
COOPERLUZ -33%
COPREL -28%
CRELUZ-D -26%
CRERAL -28%
Fonte: Aneel