Um dos e-readers mais elogiados pelos fãs de livros digitais chega nesta terça-feira ao Brasil. O Kindle Paperwhite, com tela touch e iluminação própria, é o segundo modelo da Amazon a ser vendido no país. Não há previsão de chegada para o Kindle Fire, com tela colorida e outros recursos que o tornam mais parecido com um tablet convencional.
Como a empresa, por aqui, ainda vende apenas livros digitais, quem quiser comprar o Kindle Paperwhite pode recorrer ao site Pontofrio.com.br ou, em São Paulo, às lojas da Livraria da Vila e quiosques de shoppings.
O e-reader tem capacidade para 1.100 livros. Na versão com Wi-Fi será vendido a R$ 479 e, com 3G, o preço sugerido é de R$ 699. O dispositivo é reconhecido pela qualidade da tela, que promete uma leitura confortável e melhor definição. O novo modelo tem 62% mais pixels e 25% mais de contraste do que a geração anterior do Kindle.
- O brasileiro é apaixonado pela leitura, mas os livros aqui são muito caros. A Amazon traz preços mais acessíveis, já que o digital consegue ser até 70% mais barato que o livro físico - afirma Alex Szapiro, vice-presidente da Amazon Kindle no Brasil.
Szapiro conta que a versão brasileira da loja virtual, ativa desde dezembro, já conta com 16 mil títulos em português, dos quais 2,5 mil são gratuitos. Em outros idiomas, estão disponíveis 16 milhões de obras. Apesar de não informar quantos aparelhos ou e-books foram vendidos no período, o vice-presidente garante que a empresa está confiante no mercado nacional.
Para Szapiro, as promoções semanais lançadas no site são uma oportunidade para o consumidor ler ainda mais. O executivo destaca algumas das características do Kindle Paperwhite que, segundo ele, tornam a experiência ainda mais interessante que o velho livro de papel. Um dos recursos é o que calcula, de acordo com o ritmo de leitura de cada um, o tempo que falta para concluir um capítulo ou uma obra.
Confira outras características:
Iluminação própria
O LCD retroiluminado exibe luz através do visor diretamente para os olhos do usuário. A tela iluminada do Kindle Paperwhite direciona a luz sob uma camada antirreflexo e para baixo da tela, longe dos olhos do leitor. O brilho da tela é facilmente ajustável para ler em quaisquer condições e intensidades de luz.
Vida útil da bateria
A bateria do Kindle Paperwhite tem uma vida útil de até oito semanas, mesmo com a tela ligada durante todo o tempo.
Design fino
Com espessura de pouco mais de um terço de uma polegada e pesando apenas 213 gramas, o Kindle Paperwhite é mais fino que uma revista e pesa menos que um livro comum. A distância da borda entre a parte lateral do dispositivo e a exibição em si é 77% mais fina.