A lista de países com restrições à carne bovina brasileira cresceu com a comunicação feita ao governo brasileiro por Catar e Belarus. Os dois países suspenderam temporariamente as importações, em função da confirmação do caso não clássico de vaca louca anunciado em dezembro do ano passado.
Até agora doze países suspenderam as importações de produtos brasileiros. Japão, China, àfrica do Sul, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Taiwan, Peru, Belarus e Catar deixaram de comprar carne bovina. Líbano e Jordânia suspenderam as compras apenas do Paraná e o Chile proibiu a farinha de carne de osso.
Segundo o Ministério da Agricultura, os países que suspenderam temporariamente as importações representaram cerca de 5% das exportações de carne bovina em 2012 e por isso não devem afetar a balança comercial da pecuária brasileira.
Técnicos lembram que após as explicações prestadas junto à Organização de Saúde Animal (OIE) e à Organização Mundial de Comércio (OMC), além da remessa de documentação às autoridades sanitárias dos países compradores da carne bovina, o governo brasileiro intensifica a agenda de encontros presenciais com os governos que interromperam as compras.