Depois de um ano e meio com voo direto de Porto Alegre à Europa, com ocupação média de 83% em 2012, a TAP já estuda um segundo, informou a colunista Maria Isabel Hammes na Zero Hora desta quarta-feira.
O projeto não será para logo. A ideia pode ser implantada a partir de 2016, quando a empresa fará novo planejamento estratégico, que incluirá aumento da atual frota de 70 aviões, revelou o vice-presidente da companhia aérea portuguesa, Luiz da Gama Mór, que julga o resultado "muito bom".
Hoje, entre 70% e 80% dos passageiros do voo são do Rio Grande do Sul, enquanto, no início da operação, na metade de 2011, chegou a 90%. Prestes a ser privatizada, a companhia terá, no dia 8, importante passo no processo quando o atual candidato a comprá-la, o Sinergy que detém a Avianca, deve ou não apresentar proposta.
O grupo do empresário Germán Efromovich é o único pretendente à companhia, mas não se sabe se confirmará ou não oferta ao governo português, que detém 100% do controle.
A TAP voa para 77 destinos, 51 dos quais na Europa. No Brasil, são 10, tanto que 50% do total de passageiros já são portugueses e brasileiros.
Transporte aéreo
TAP já avalia segundo voo de Porto Alegre para Europa
Projeto pode ser implantado a partir de 2016, ano em que empresa deve aumentar frota de aviões
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: