Os tablets estão conquistando o mercado brasileiro. De acordo com a consultoria IDC, as vendas no segundo trimestre de 2012 tiveram crescimento de 275% em comparação com o mesmo período de 2011. Os números, alcançados graças à maior variedade do dispositivo no mercado, colocam o tablet cada vez mais na mira dos famigerados vírus. Dependendo da forma como o consumidor usa o aparelho, as ameaças podem ser ainda maiores que aquelas que atacam o bom e velho PC.
De acordo com Patrick Faria, especialista em segurança da informação da Módulo, os casos mais comuns são de vírus que copiam a agenda de contatos, enviam fotos dos dispositivos invadidos e rastreiam a localização geográfica. Os riscos crescem, entre outros fatores, por conta de descuidos com relação à mobilidade do aparelho. Andar de um lado para o outro, usando redes sem fio e acionando o Bluetooth a toda hora traz agilidade, mas exige cuidados extras.
Da casa para o escritório
Outro agravante é o uso cada vez mais intenso em ambientes de trabalho. Fenômeno batizado como BYOD (Bring your own device), a prática de levar seus próprios dispositivos de casa para o trabalho, dispensando os equipamentos corporativos, traz riscos tanto para o trabalhador quanto para a empresa.
- Aos poucos, você pode deixar passar alguns procedimentos essenciais para a segurança. Dados de usuário e senha, bem como informações sigilosas, podem entrar e sair da corporação por meio do dispositivo do funcionário - alerta Faria.
Confira abaixo cinco dicas de segurança para o seu tablet:
1) Não banque o hacker
Jamais quebre a segurança dos sistemas operacionais nativos do seu tablet. O jailbreak, por exemplo, é a porta de entrada predileta de aplicativos maliciosos.
2) Pesquise antes de instalar apps
Uma pesquisa rápida para saber se o aplicativo é de uma empresa que tem produtos com boas avaliações é um caminho para evitar problemas.
3) Bluetooth, só quando precisar
Sempre que habilitar o Bluetooth para fazer alguma troca de arquivo, lembre-se de desativar a função da antena assim que terminar.
4) Wi-Fi, só com certificação
Por mais tentador que seja, nunca entre em redes de internet sem fio em que você não confie. Se puder, prefira o 3G a uma rede rápida, mas desconhecida.
5) Atualizar é preciso
Sempre que uma nova atualização do sistema operacional estiver disponível, não perca tempo. As novas versões trazem correção de erros e podem garantir a segurança do seu equipamento.